domingo, 19 de março de 2017

Resenha do Pórtico Metrópole

Nada melhor que começar a falar de Belém do Pará pela sua entrada. Mais conhecida como  O Pórtico Metrópole, que trata-se de uma passarela estaiada, composta basicamente pelos dois blocos de acesso, a passarela e a torre de sustentação. A obra foi inaugurada em 2011 e tinha a proposta de ser uma passarela entre a Br 316 e ao mesmo tempo um ponto turístico. Foram gastos milhões e mais milhões e o seu resultado foi muito bonito, vejam imagens na época na inauguração:





Hoje em 90 de março de 2016 o estado dela é bem diferente, posso dizer que de abandono. Eu sempre sinto medo em ter que atravessar ela. Sabe aquela sensação que a qualquer momento um ladrão vai puxar algum dos seus pertences e sair correndo?

Embaixo da passarela há uma grande quantidade de vendedores ambulantes aglomerados que empalham-se por toda a extensão. Cerca de 1 km de uma feira informal de vendedores ambulantes aonde você pode encontrar bijuterias, anéis, pulseiras, relógios, sombrinhas, produtos importados da china e muito mais. Do outro lado da BR 316 também há uma grande aglomeração de vendedores, logo após o shopping. Dentro da passarela também encontramos vendedores ambulantes. vejam imagens atuais.





O que era para ser um ponto turístico é um ponto de terror no qual você é literalmente obrigado a passar para atravessar o outro lado. As escadas rolantes não funcionam, o elevador não funciona, não há policiamento e o lugar é muito sujo. Muitas pessoas pelo chão, seja pedindo uma caridade ou vendendo algum produto. Francamente, acho desumano tratar as pessoas que estão querendo ganhar a vida honestamente de uma forma tão desumana. Pior ainda é ter esse monumento como o ponto turístico. Acho que ele seria um ponto de vergonha na realidade!

Já foram noticiadas algumas reportagem sobre o estado dessa obra:

População denuncia as más condições do Pórtico Metrópole, em Belém.

Pórtico Metrópole é o retrato do abandono.

A situação  do Pórtico Metrópole só melhoras quando ele dá acesso ao Shopping Center. Nessa parte há seguranças na porta, escadas rolantes funcionando e o ambiente é limpo. Não sei se nessa parte da obra quem paga a manutenção é a prefeitura de Belém ou o próprio Shopping Center, mas é o único lugar limpo, seguro e refrigerado.

Então, caso deseje viver alguma emoção, ou precisar atravessar a BR, esse vai ser o cenário que você irá encontrar.

Minha opinião: é uma bela obra de arquitetura que por sinal custou muito dinheiro, entretanto ela está completamente abandonada. Vou dar um estrela só pelo belo trabalho dos aquitestos.

Nota: 1

Esse blog é patrocinado pela Vanguarda Software #VanguardaSoftware
Acessem o site deles: https://vanguardasoftware.com
Eles trabalham com Marketing Digital, Web sites e Lojas Virtuais. Recomendo a todos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário