sexta-feira, 24 de março de 2017

Bosque Rodrigues Alves - Jardim Botânico da Amazônia

Bosque Rodrigo alves – Turismo em Belém do Pará

O tema da nossa resenha é um lugar muito especial. Defino como uma pérola da fauna e flora amazônica bem no meio do concreto da capital Belém. Sim meus caros, em Belém existem muitas ruas pavimentadas e muitos prédios como em qualquer metrópole.



Esse é lugar aonde é muito comum os pais levarem seus filhos no final de semana para visitar o Jardim botânico ou conferir o Zoológico que tem lá.
Sem dúvida é um dos lugares mais lindos e originais de Belém. Vou resumir algumas curiosidades:
- ele abriga mais de 80 mil espécies de flora e fauna e recebe, em média, 20 mil visitantes por mês.
- Foi construído durante o Governo Antônio Lemos, no famoso tempo áureo da Borracha. Época de grande desenvolvimento e riquesa, por volta do século XIX.


O lugar inteiro é muito agradável de visitar. Só o fato de entrar lá você sente o clima mais ameno. Belém é uma cidade que chove muito, mas também é muito quente.
Por todos os lugáres há bancos para sentar e a arquitera remete ao glamour dos tempos áureos da borracha, com uma certa inspiração em um estilo francês que era o que de mais fashionista existia na época.


O lugar conta com vários animais símbolos ou típicos da amazônia, tais como peixe-boi, araras e mico-leões. Muitas das vezes eles saem dos muros de contentamento e vão pegar comida com as pessoas que passam ao redor do bosque. A cena abaixo não é rara de encontrar:




Vale ressaltar que é proibido alimentar os animais. Isso pode ser muito perigoso tanto pela comida não fazer mal ao pequeno animal como por pessoas de má intenção podem até invenenar tais criaturinhas.
Por todos os lugares há vida silvre e animais típicos da fauna. Sejam pequenos macacos que vivem livres pelas árvores, pequenos mamíferos que transitam pelas trilhas ou grandes animais em cativeiros.

O lugar é repleto de trilhas, é muito fácil e divertido se perder por lá. Cuidado redobrado com crianças.


No logal existe a famosa gruta do amor. Um lugar artificial, imitando uma formação cavernosa real, criado para os visitantes apreciarem e trocarem uns beijos com os pares amados.
A flora é outro ponto interessantíssimo. São tantas espécies de flores, árvores, vegetais em geral que deixariam qualquer botânico extasiado.

A sensação que tenho em visitar o Bosque Rodrigues alves é que estou dentro da floresta amazônica, mesmo estando no meio da cidade. Lá dentro há uma paz indescritível, mesmo o jardim estando  localizado na avenida mais movimentada de Belém: Almirante Barroso.


E não é só de visitação que o Bosque vive. Há promoção de muitas atividades sócio culturais, muitos centros de pesquisa das principais universidades do estado.


Agora vou passar algumas informações que você precisa saber antes de visitar:

Como chegar:


O Bosque Rodrigues Alves pode ser visitado de terça-feira a domingo, de 8h às 17h. A venda de ingressos acontece de 8h às 16h. A partir das 17h não é permitido à permanência de visitantes nas dependências internas do Bosque.

Às segundas-feiras o local é fechado para visitação, porém o expediente interno funciona normalmente, sendo realizada a manutenção e limpeza do espaço.
O atendimento ao público da Biblioteca e da Brinquedoteca também acontece de terça-feira a domingo, de 8h às 16h.

Preços:

R$ 2,00 – Somente em dinheiro

Crianças de 7 a 12 anos – R$ 1,00

Gratuidade para:
Crianças até seis anos
• Idosos a partir de 60 anos
• Estudantes da rede pública de ensino e professores em visitas escolares.

Acessos:

Entrada principal: Avenida Almirante Barroso, Nº 2305 (entre as Travessas Perebebuí e Travessa Lomas Valentina). Bairro: Marco

Entrada lateral: Travessa Perebebuí (entre as Avenidas Almirante Barroso e Rômulo Maiorana).

Contatos

Fixo: 3272-1112

Estacionamento

O Bosque Rodrigues Alves não possui estacionamento.

 Mas, é possível estacionar na Travessa Perebebuí ou na Avenida Rômulo Maiorana.

 VISITAÇÃO – NORMAS PARA VISITAÇÃO

NÃO JOGAR LIXO no chão, nos canteiros, lagos e recintos;
NÃO PISAR nos canteiros, nem quebrar os galhos de plantas ou apanhar do chão qualquer planta, galhos, flores, folhas, frutos e sementes;
NÃO OFERECER qualquer tipo de alimento aos animais mantidos em recinto e/ou em fauna livre.
NÃO SUBIR em monumentos, estátuas, e nem arrancar placas de sinalização ou de identificação de plantas, animais e prédios;
NÃO PRATICAR QUALQUER atividade ou brincadeira que prejudique as coleções botânicas, tais como empinar pipa, subir ou riscar árvores.
NÃO ENTRAR COM QUALQUE ESPÉCIE DE ANIMAL E VEGETAL;
NÃO É PERMITIDA a retirada de espécies vegetais, inclusive parte delas, tais como flores, cascas, folhas, frutos e sementes, sem a prévia autorização da Diretoria do Departamento e sem o acompanhamento de funcionário do Jardim Zoobotânico.
NÃO É PERMTIDO caça ou molestamento dos animais silvestres.
NÃO É PERMITIDA a prática esportiva, tais como futebol, vôlei, skate, bicicletas, entre outros, nas dependências do Jardim.
NÃO É PERMITIDA a entrada e/ou soltura de animais domésticos e/ou silvestres no ambiente, por pessoas não autorizadas por qualquer um dos membros da equipe técnica do setor de fauna.
NÃO É PERMITIDA ao visitantes a utilização de aparelhos sonoros, bolas, fogos de artifício e balões em áreas próximas aos recintos ou em qualquer espaço no qual o bem-estar dos animais possa ser prejudicado.
Qualquer pessoa flagrada jogando lixo fora dos locais adequados (lixeiras), praticando depredação de monumentos históricos, furto de animais ou atos de violência, que causem danos de qualquer tipo será submetida aos procedimentos judiciais cabíveis, inclusive implica na aplicação de multas administrativas conforme Lei 7.173\1983 quando se tratar de danos causados pelos visitantes aos animais.

Pontos Positivos:

O lugar é uma joía, uma ilha natural no meio do concreto da cidade.  Uma experiência única para qualquer pessoa ao redor do mundo visitar. O lugar é bem cuidado e os animais são bem tratados. Além de tudo isso ainda é um centro de pesquisa acadêmica.

Pontos negativos:

Talvez eu nem devesse incluir essa parte, porque o lugar é tão magnífico que não tem como ficar encantado. Mas eu diria que a falta de um estacionamento próprio e mais opções para comer ou lanchar e em melhores estruturas para atender seus consumidores é algo que poderia melhorar


Minha avaliação sobre todos os itens: 5

Esse blog é patrocinado pela Vanguarda Software #VanguardaSoftware
Acessem o site deles: https://vanguardasoftware.com
Eles trabalham com Marketing Digital, Web sites e Lojas Virtuais. Recomendo a todos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário